23 junho 2007

Davy Jones

Uma das coisas mais impressionantes de Piratas do Caribe é o capitão Davy Jones. É disparado o mais complexo e interessante personagem digital já feito pela Industrial Light and Magic ou ILM como também é conhecida a empresa de efeitos especiais de George Lucas. Outro dia conto melhor que quando eu era pequeno queria trabalhar lá. Ainda pretendo :)

Assim como quase todos os personagens digitais, ele teve a interpretação de um ator no set, de onde os animadores pegam as referencias de expressões e movimentação. Além de servir para atuar junto com os outros atores, ele também serve como referencia para iluminação, por isso que eles usam roupa cinza.


Os 46 tentáculos, que em alguns casso tinham até 40 partes móveis, foram programados para ter uma movimentação natural, pois eles tinham que ser escorregadios e grudentos nas ventosas.

Mesmo o ator usando uma maquiagem estranha e com pontos de referencia, não foi usada nenhuma tecnologia de captura de movimento das expressões faciais. Todas foram feitas manualmente pelos animadores. Isso é uma trabalheira imensa.

Para ver mais e menos blablablá chato, vale a pena visitar: TheShow , que é uma apresentação da ILM sobre os efeitos do segundo filme. O mais interessante são as comparações das cenas gravadas com as cenas prontas com os efeitos aplicados. Além de um pequeno teste para saber se você descobre qual cena é real ou qual é feita com efeitos.

Bom divertimento!

0 Comments: